domingo, 9 de agosto de 2015

A seguir, o apocalipse

Em todo o lado, a toda a hora. Sempre disponíveis. Imediatas e ubíquas, as notícias, hoje, no auge da era da informação, tendem a confundir-se com a realidade. O defeito, claro, é nosso e de perspectiva: um país, e muito menos o mundo, não se resumem aos crimes de um banqueiro ou às políticas iníquas de governos. Mas não é isso que as notícias nos dizem, ainda que não nos digam, directamente, que "é isso".

Na impossibilidade de as notícias demonstrarem as múltiplas visões que enformam a realidade, sobressaem as que conseguem furar o "gatekeeping" e que melhor encaixam nos critérios noticiosos, que por sua vez se vão ajustando à estratégia que serve o interesse do respectivo media, por seu turno condicionado a uma existência em que "serviço público" significa "ao serviço dos accionistas". 

Nenhum mistério: as televisões procuram espectadores, as rádios ouvintes, os jornais leitores e a Internet seguidores. Para isso, são replicadas velhas fórmulas ("oferecer o que o público quer") que têm por principal objectivo reforçar convenções, manter tudo como está, assegurando, pela manipulação, uma sobrevivência. O público vai querer sempre o que lhe é oferecido, porque não há alternativas e porque o público e o que ele quer foram criados, cultivados, para serem o que são.
As audiências que consomem as notícias e por elas se deixam confundir sobre o mundo e a realidade são frequentemente deixadas num estado de perplexidade: na dúvida, na incerteza, na incompreensão. Perturbadas. Desassossegadas.

Na idade digital da reprodução infinita, da globalização totalitária, as notícias não se limitam a não explicar o mundo - elas fazem-nos pensar que o mundo não tem explicação. 

Do mesmo modo que explicar o real reduzindo-o a maniqueísmos e a fórmulas é traiçoeiro, também mais perverso e insidioso do que a censura da informação é o seu excesso e a sua apresentação na forma desorganizada, descontextualizada, arbitrária, confusa e, inevitavelmente, entediante e anestesiante com que, numa torrente infinita, chegam as notícias e o mundo, avassaladores ao ponto de serem impossíveis de conter e abarcar sem, para isso, se perder várias horas ao longo das quais o ciclo noticioso, entretanto, alterou a relevância do que quer que momentos antes dominava as atenções.

Este quadro (negro) de dispersão mostra que não há forma mais eficaz de minar o interesse e o entendimento sobre as questões que deveriam ocupar lugares centrais na nossa vida, como a política, a economia ou a ciência (que tão pouco espaço ocupa na produção noticiosa). E quanto mais importante e significativo para a nossa vida, mais complexo e, consequentemente, menos próprio para consumo nos "feeds" de notícias pelos quais deslizamos com os dedos nos "smartphones" enquanto vamos para o trabalho ou esperamos na fila do banco.

O mundo em que vivemos é o mundo das notícias. É o mundo em que desaparecem aviões e outros são abatidos "por engano" - e nada acontece; é o mundo em que a vigilância e o controlo são universais, em que as políticas dos governos legitimam que os ricos roubem os pobres; é o mundo em que os terroristas ocupam países e em que se decapitam pessoas à hora dos telejornais.

No final de cada dia, ainda perplexos, talvez a mensagem mais ou menos subliminar desta espécie de niilismo, de redução a nada, nos relembre que, enquanto espécie, somos imperfeitos e incorrigíveis.

Andará longe da verdade sermos remetidos para essa espécie de "solidão cósmica" em que, no universo, somos apenas uma ínfima parte de um todo que nos parecerá sempre aleatório e sem sentido?

O apocalipse é já a seguir aos compromissos comerciais.

Publicado no jornal Hoje Macau em Setembro de 2014 

Sem comentários:

Enviar um comentário