Keiji Haino, Jim O'Rourke e Oren Ambarchi
estão de regresso com um quarto disco do que se apresenta como “minimalismo
sagrado e rock dos homens das cavernas”, uma tradução bastante livre da música
experimental que aqui se explora de forma mais ou menos intrépida.
“Now While It's Still Warm Let Us Pour In All
The Mystery” consiste em seis temas gravados na actuação anual do trio (ritual
que se cumpre há quatro anos) no “club” Super Deluxe, em Tóquio, poiso de
eleição da trupe “avant-garde” da capital japonesa. Num dos temas - qual, não
descortino -, a Wire diz que se junta em palco o mestre do improviso Eiko
Ishibashi para “tocar copos de vinho” e, no que toca a excentricidades, estamos
conversados, porque os três quartos de hora do disco passam mornos, ligeiros e
sem bizarrias de sobressaltar. Não se desse o caso de sabermos quem são os
protagonistas, arriscar-se-ia apodar de “normal” este disco com lançamento
oficial agendado para Abril. Dando-se o caso de o estimado leitor ignorar as
três identidades, segue-se uma breve e infinitamente incompleta síntese.
Guitarrista de excepção, Keiji Haino é uma das
presenças mais constantes e importantes das últimas três décadas de música
experimental e improvisada no Japão. No All Music Guide, dizem que descrever o
que o japonês faz à guitarra como “tocar” é “terrivelmente insuficiente”.
Sobretudo graças ao trabalho com os Sonic
Youth e os Wilco, Jim O'Rourke é o nome mais badalado do trio. Actualmente a
residir no Japão, o norte-americano é a eminência parda global do universo da
música alternativa, o “elo perdido” que convive naturalmente com as faunas de
todos os extremos (do jazz ao rock, da electrónica ao minimalismo clássico),
tendo assinado, em nome próprio, uma mão cheia de discos que lhe reservaram
lugar no panteão dos melhores escritores de canções.
O australiano Oren Ambarchi, virtuoso da
bateria e da guitarra, é um convicto divulgador da música experimental no país
natal através do festival “What is Music?”, ao mesmo tempo que se entretém a
gravar para as mais importantes editoras do universo vanguardista. Descendente
de judeus sefarditas do Iraque, é um assíduo colaborador da Tzadik, a editora
de John Zorn. Entre a laboriosa actividade que leva a cabo conta-se, ainda, a
gestão da Black Truffle, a editora que lança o disco em que volta a trabalhar
com Keiji Haino e Jim O'Rourke.
Disco de diferentes sensibilidades estéticas,
“Now While It's Still Warm...” arranca em toada morna, com os três músicos em
regime de contenção. Ao terceiro tema, “Only the Winding 'Why' Expresses
Anything Clearly”, o contador da electricidade dispara. O seguinte, “A New
Radiance Springing Forth from Inside the Light”, depois de furiosas mas
controladas descargas eléctricas, estabelece um “groove” pegajoso que evoca a
espécie de funk desconjuntado dos Can, lembrança acentuada pela voz de Haino,
entre a clemência e o colapso. O registo vocal do japonês, histriónico e dado a
múltiplas inflexões, confunde-se amiúde com os osciladores que O'Rourke vai
manipulando na sombra, mas, quando se faz ouvir, serve sempre de ponto de
referência e encantamento.
Ao longo do disco, em vez de, como noutras
músicas, nos fixarmos no virtuosismo dos instrumentistas ou nas redondilhas
complexas das harmonias, somos levados antes a prestar atenção a detalhes,
tons, sons, efeitos e improvisos que a cada momento nos prometem algo que nunca
tínhamos ouvido. Mas, apesar do entrosamento do trio e de um punhado de bons
momentos, “Now While It's Still Warm...” nunca apaga verdadeiramente a sensação
de estarmos perante um trabalho em que a insipidez ocasional se sobrepõe ao
resto, nem de que, em conjunto ou individualmente, Keiji Haino, Jim O'Rourke e
Oren Ambarchi podem fazer (porque já fizeram) mais e melhor. Venha a próxima
noite Super Deluxe. Menos morna, se faz favor, e mais misteriosa.
“Now
While It's Still Warm Let Us Pour In All The Mystery”
Black
Truffle, 2013
Keiji
Haino/Jim O'Rourke/Oren Ambarchi
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