sábado, 8 de agosto de 2015

Mistérios de uma noite morna

 

Keiji Haino, Jim O'Rourke e Oren Ambarchi estão de regresso com um quarto disco do que se apresenta como “minimalismo sagrado e rock dos homens das cavernas”, uma tradução bastante livre da música experimental que aqui se explora de forma mais ou menos intrépida.

“Now While It's Still Warm Let Us Pour In All The Mystery” consiste em seis temas gravados na actuação anual do trio (ritual que se cumpre há quatro anos) no “club” Super Deluxe, em Tóquio, poiso de eleição da trupe “avant-garde” da capital japonesa. Num dos temas - qual, não descortino -, a Wire diz que se junta em palco o mestre do improviso Eiko Ishibashi para “tocar copos de vinho” e, no que toca a excentricidades, estamos conversados, porque os três quartos de hora do disco passam mornos, ligeiros e sem bizarrias de sobressaltar. Não se desse o caso de sabermos quem são os protagonistas, arriscar-se-ia apodar de “normal” este disco com lançamento oficial agendado para Abril. Dando-se o caso de o estimado leitor ignorar as três identidades, segue-se uma breve e infinitamente incompleta síntese.

Guitarrista de excepção, Keiji Haino é uma das presenças mais constantes e importantes das últimas três décadas de música experimental e improvisada no Japão. No All Music Guide, dizem que descrever o que o japonês faz à guitarra como “tocar” é “terrivelmente insuficiente”.

Sobretudo graças ao trabalho com os Sonic Youth e os Wilco, Jim O'Rourke é o nome mais badalado do trio. Actualmente a residir no Japão, o norte-americano é a eminência parda global do universo da música alternativa, o “elo perdido” que convive naturalmente com as faunas de todos os extremos (do jazz ao rock, da electrónica ao minimalismo clássico), tendo assinado, em nome próprio, uma mão cheia de discos que lhe reservaram lugar no panteão dos melhores escritores de canções.

O australiano Oren Ambarchi, virtuoso da bateria e da guitarra, é um convicto divulgador da música experimental no país natal através do festival “What is Music?”, ao mesmo tempo que se entretém a gravar para as mais importantes editoras do universo vanguardista. Descendente de judeus sefarditas do Iraque, é um assíduo colaborador da Tzadik, a editora de John Zorn. Entre a laboriosa actividade que leva a cabo conta-se, ainda, a gestão da Black Truffle, a editora que lança o disco em que volta a trabalhar com Keiji Haino e Jim O'Rourke.

Disco de diferentes sensibilidades estéticas, “Now While It's Still Warm...” arranca em toada morna, com os três músicos em regime de contenção. Ao terceiro tema, “Only the Winding 'Why' Expresses Anything Clearly”, o contador da electricidade dispara. O seguinte, “A New Radiance Springing Forth from Inside the Light”, depois de furiosas mas controladas descargas eléctricas, estabelece um “groove” pegajoso que evoca a espécie de funk desconjuntado dos Can, lembrança acentuada pela voz de Haino, entre a clemência e o colapso. O registo vocal do japonês, histriónico e dado a múltiplas inflexões, confunde-se amiúde com os osciladores que O'Rourke vai manipulando na sombra, mas, quando se faz ouvir, serve sempre de ponto de referência e encantamento.

Ao longo do disco, em vez de, como noutras músicas, nos fixarmos no virtuosismo dos instrumentistas ou nas redondilhas complexas das harmonias, somos levados antes a prestar atenção a detalhes, tons, sons, efeitos e improvisos que a cada momento nos prometem algo que nunca tínhamos ouvido. Mas, apesar do entrosamento do trio e de um punhado de bons momentos, “Now While It's Still Warm...” nunca apaga verdadeiramente a sensação de estarmos perante um trabalho em que a insipidez ocasional se sobrepõe ao resto, nem de que, em conjunto ou individualmente, Keiji Haino, Jim O'Rourke e Oren Ambarchi podem fazer (porque já fizeram) mais e melhor. Venha a próxima noite Super Deluxe. Menos morna, se faz favor, e mais misteriosa.

“Now While It's Still Warm Let Us Pour In All The Mystery”
Black Truffle, 2013
Keiji Haino/Jim O'Rourke/Oren Ambarchi

Publicado no jornal Hoje Macau no dia 12 de Abril de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário