domingo, 9 de agosto de 2015

Ridículo, a sério

"Fake news". Notícias falsas. É isso que Andy Borowitz cria há cerca de 14 anos, primeiro numa página electrónica e desde 2012 na revista The New Yorker. O humorista norte-americano segue uma tradição antiga no seu país – a sátira das notícias. Nos Estados Unidos, desde Mark Twain que não se resiste a aproveitar a capa de seriedade do jornalismo para fins cómicos. Muito à custa disso, hoje, em todo o mundo, o dia 1 de Abril, por exemplo, é oficialmente reservado ao exercício.

Em 2013, as "fake news" de Borowitz tiveram um ano de graça ("pun intended", perdoai-me). Uma série de histórias publicadas no The Borowitz Report, cujo autor julgava serem "obviamente falsas", saltaram para os escaparates de grandes meios de comunicação social, que as destacaram nas suas parangonas como "notícias". "Por alguma razão" que o humorista diz desconhecer, isso aconteceu sobretudo na China e na agência de notícias oficial do país, a Xinhua, linha avançada da maior máquina de propaganda dos tempos modernos, mas que, apesar de ubíqua, não será a mais eficaz ou poderosa.

Em Abril do ano passado, no meio de mais uma escalada de violência verbal intercontinental, quando, num recorrente acesso de retórica furiosa, o aprendiz de ditador norte-coreano Kim Jong-un ameaçava pela centésima sexagésima oitava vez explodir os Estados Unidos, a Xinhua publicou na sua página electrónica uma notícia com o seguinte título: "Teste de lançamento de um míssil norte-coreano atrasado devido ao Windows 8". No corpo da notícia explicava-se que, até recentemente, o programa de lançamento de mísseis de Pyongyang funcionava com o Windows 95 e que, devido aos problemas com os programas informáticos, Kim Jong-un ponderava declarar guerra à Microsoft.

Noutra história "picada" do Borowitz Report, a sempre pronta Xinhua informou a sua fiel audiência que o dono da Amazon, Jeff Bezos, confessara ter comprado o jornal Washington Post "sem querer" devido a ter "clicado" com o "rato" do computador no jornal "por engano". Em supostas "declarações aos jornalistas", Bezos explicava que o negócio aconteceu enquanto o empresário "navegava" distraído pelo sítio do Washington Post e que, "de nenhuma forma tinha intenção de comprar alguma coisa". Acrescentava o Borowitz Report, e a Xinhua, que Bezos só se apercebeu da compra quando detectou uma "cobrança invulgar" de 250 milhões de dólares no extracto do cartão de crédito.

E invulgar foi também o momento em que, ainda em 2012, o Diário do Povo, o jornal do Comité Central do Partido Comunista Chinês, foi a uma das páginas electrónicas mais famosas de humor, The Onion, buscar a "notícia" de que Kim Jong-un fora considerado o "homem mais sexy". Ou quando, também no ano passado, a estatal iraniana Agência de Notícias Fars foi também beber ao The Onion a informação de que uma sondagem chegara à conclusão de que "os brancos das zonas rurais preferem Ahmadinejad a Obama".

Aparentemente, os regimes autoritários dão-se mal com a sátira. Não há aqui surpresa alguma e é fácil perceber por que motivo confundem a fantasia com a verdade.

Em todos os centros de poder despótico não há limite para os recursos empenhados no controlo, censura e vigilância, na comunicação social e na Internet, mas também nas indústrias culturais e nas expressões artísticas. A dimensão e o grau a que se obrigam só podem resultar de uma paranóia, e das graves, condição que o dicionário descreve como uma "perturbação" associada "a desconfianças patológicas e erros de interpretação da realidade". Ou , de forma mais prosaica, como uma  "falta de juízo". Uma "maluquice".

Mais do que um golpe no orgulho de supostas "organizações de comunicação social", que são atingidas no que deveria ser o âmago da sua actividade – a credibilidade –, os exemplos das "brincadeiras" tratadas como notícias são, na verdade, uma estocada nos regimes que tentam sustentar e branquear, revelados assim vulneráveis ao que mais temem – a subversão. É esse poder revolucionário, agitador e insurrecto que só o humor tem. E quanto maior a força que lhe resiste, maior é o impacto. Seriamente ridículo.

Publicado no jornal Hoje Macau em Agosto de 2014 

Sem comentários:

Enviar um comentário